É bem provável que quem fala de forma tendenciosa e irresponsavelmente sobre o outro, não tenha nenhuma história mais interessante sobre si pra contar.”
Arte do Pensar – Cleyton Gonçalves
Muitas vezes as pessoas querem falar do outro e mesmo que seja de um modo bem intencionado, possivelmente não consiga expressar genuinamente quem o outro é.
Porque, fato é que ninguém conhece ninguém, por mais íntimo que seja.
O caos se torna, quando alguém que não lhe tem apreço, muitas vezes nem afinidade, nem respeito, inclusive sem nunca lhe ter dado a oportunidade de um dedinho de prosa, nem que seja por acidente, se assume como o criador da grande obra que é você, e fala sobre você com uma propriedade de tão alto nível que muitas vezes até você mesmo se impressiona, e com isso, até chega a duvidar se você é quem acreditou ser e se dedica a se construir por toda uma vida, ou, dada a precisão do posicionamento, neste embaraço, acaba sendo seduzido a acreditar mais nessa versão criada e muitas vezes tendenciosa sobre você, tem em vista que é esta sua própria essência, a que emana unicamente de ti, a única verdade que almeja compartilhar com todos.
Se você, que é o principal protagonista de sua própria vida e sua história, chega a ficar balançado em meio a tantas informações sintéticas, por mais convincentes que sejam, imagine aquele que ouve estas pessoas que se colocam como as detentoras da grande, absoluta e única verdade sobre ti?
E aqui me lembro de vezes em que pessoas falaram de mim, me descreveram em minha frente. Em algumas vezes e lugares achei apropriado corrigi-las em tempo real, em outros, me calei completamente e me afastei, pois, foi frustrante reconhecer que em alguns casos andamos por tanto tempo juntos, e que por algum motivo, demonstrou que desconhecia tanto sobre mim. Certamente, isso ocorreu contigo que lê agora esse artigo. Mas te acalma, todos passamos por isso em todos os nossos relacionamentos.
Não nos esqueçamos que até eu e você arriscamos muito ao falar sobre alguém, é justamente por isso que certo dia tomei esse posicionamento de escrever essa reflexão que também me ajuda a tomar esse cuidado. Pois, quando falamos de alguém, muitas vezes a única verdade inserida na essência de nossa fala, é que exatamente ali, falamos e revelamos mais do que particularmente pensamos ou sentimos por esse alguém. Contudo, isso não representa; nem um fato, nem um dado patenteado como verdade.
Embora as pessoas digam muito sobre quem são em suas próprias palavras verbalizadas despretensiosamente por aí, por ações, atitudes e até posturas tomadas diante de várias situações, acontecimentos ou posicionamentos por meio de suas próprias vidas e escolhas particulares, só elas mesmas podem contar sua própria história real de si, para alguém disposto a ouví-las com empatia, desprendidamente e respeito.
Em resumo, ninguém está apto a falar de alguém, menos ainda em se posicionar como porta-voz da verdade sobre o outro, seja qual for a intenção.
Por isso a necessidade de refletirmos sobre a mensagem; “Saiba de mim por mim”.
VEJA:
Se por acaso lhe interessar me conhecer ou receber alguma informação sobre mim, jamais ouça alguém que não sou eu. Ou então ouça com muito critério. Pois, não há ninguém que saiba mais sobre mim do que eu mesmo. Venha direto na fonte.
Sou especialista em mim, minha vida e minha própria história. Pois eu mesmo a vivo em cada detalhe com muita dedicação e satisfação. Me assumo como “autor” de minha própria história e reconheço que não a escrevo sozinho.
Mas, no que se refere a meu eu particular, para melhor se informar e de forma legítima, autêntica e completa, me procure sempre que precisar, por favor. Pois, somente eu tenho a competência necessária para falar sobre mim.
Ninguém mais está autorizado a me representar, sendo o porta-voz de minha vida, nem em nenhuma de minhas áreas de atuação, formação, experiência, relações e projetos de vida. Nem em nenhum lugar de nossa sociedade, por mais próximo que seja.
A você que se arriscar a noticiar ‘irresponsavelmente” sobre mim, sem minha autorização, poderá ser indiciado por plágio e, se for o caso, processado por desinformação, calúnia ou até difamação.
A você que por ventura acreditar e além de tudo replicar por aí essas prováveis notícias não autênticas sobre mim, será considerado cúmplice, cabendo a ti a mesma sentença. E responderá por eventuais danos a minha reputação, a minhas dignidade humana e até profissional.
Eu tenho provas cabais de quem sou e posso provar diante de qualquer tribunal ou júri.
Apesar de todas as adversidades e os desafios horrorosos, desproporcionais e até injustos aos quais me vi submetido durante toda minha vida até aqui, sei bem o quanto tenho trabalhado arduamente para me tornar a melhor versão de mim.
Quem me conhece, valoriza e respeita pode testemunhar bem sobre isso.
Há um desejo muito profundo de ser e fazer de minha curta vida na terra uma experiência agregadora pra mim, pra todos que eu tenha contato, inclusive pra quem quiser usufruir de algumas das partícula de mim impressas na arte que emano.
Sou responsável por minha própria vida e história. Não me furto dessa incumbência por um só segundo e quero que saiba que não permito que ninguém assuma o direito de sabotá-la. Nem minha vida, nem minha história e essa minha existência particular.
E nem aceito que diminuam e nem mesmo diluam meus esforços.
Obrigado!
Atenciosamente
Cleyton Souza Gonçalves
Desde 1983.
CHAME QUANDO QUISER!
Se quiser falar diretamente com o Gestor Cultural Cleyton Gonçalves, chame-o no WhatsApp 11 97648-0818.
Se estiver em seu site; cleytongoncalves.com.br, basta clicar no ícone do whatsapp no canto inferior direito da tela.
IMPORTANTE VOCÊ SABER
Essa produção é pra uso livre!
INCLUA SEU NOME E SEU ANO DE NASCIMENTO.
SÓ NÃO SE ESQUEÇA DE MENCIONAR O AUTOR NO FINAL DO TEXTO NA SEGUINTE FORMA.👇🏾
(Uma reflexão de Cleyton Gonçalves Gestor Cultural para o Projeto “Arte do Pensar”/Programa Aculturação).
Espero que tenha gostado da abordagem considerada de grande relevância.
Siga minhas redes sociais!
BAIXE AS COLUNAS DO ESPAÇO CULTURAL CLEYTON GONÇALVES NO JORNAL NOVO SÃO PAULO
Basta clicar na imagem relacionada.
Siga minhas redes sociais!
Aqui você verá tudo sobre propostas culturais, educacionais, sociais, de comunicação e tudo o mais que estiver relacionado à Cleyton Gonçalves, Brilharte Transformam e Ação Luzir – Instituição Missionária Sociocultural Cristã.
Pra saber mais sobre a Brilharte Transformam e a Ação Luzir clique nos ícones abaixo.
BRILHARTE TRANSFORMAM
AÇÃO LUZIR
Conheça mais sobre Cleyton Gonçalves, suas experiências e formações, inclusive seus projetos explorando seu site ao máximo e acessando suas redes sociais através dos links disponíveis.
É muito bom ter você aqui!