“Nada encanta mais que a música. É assim, minha vida inteira.”

por Cleyton Gonçalves

Cleyton Gonçalves sempre esteve conectado à música, lendo ou desenhando, sempre ouvia e até arriscava cantar, na maioria das vezes na janela de sua Vó Rosa e no cafofo de seu grande amigo de infância. Foi na juventude, através de seu amigo Gil Mares, locutor da única Rádio da Cidade, a qual tem imensa gratidão e orgulho, que conheceu e foi impactado um repertório musical internacional inesquecível com grandes nomes e que carrega por toda vida.

Porém, as primeiras experiência também profundas e afetivamente marcantes em sua história de sua relação com a música, mais significativas experiências que tem em sua memória da infância, foram das vezes em que ouvia familiares cantando o terço, nas festas tradicionais da cidade de Bandeira/MG, dos shows e bailes em que esteve. Mas, as experiências que mais prematuramente o impactou foi no reisado, pra onde seu Avô levando-o para vivenciar essa cultura tradicional, onde o via tocar os instrumentos disponíveis na roda de mais puras diversões. Sim essas são algumas das imagens mais genuínas de sua primeira infância, que ele guarda com muito cuidado e veneração.

Outras experiência também marcante foi na sala de aula. E mais uma vez, se refere a mais um incentivo da professora Aracy Campanha Gonçalves. Aquele dia em que ela compartilhou sobre a experiência de ter ouvido um coral cantar. Essa foi a primeira vez em que ouvi a palavra coral. Me gerou muito curiosidade. E sim, desejei muito presenciar, contemplar e usufruir desse bem.

Olha só o que aconteceu…

Algum tempo depois, mais precisamente final de 1998, Cleyton Gonçalves veio morar em Poá/São Paulo. E até então, participou do grupo de louvor e corais de todas as igrejas onde esteve, principalmente em Poá e Suzano. Como tem uma essência autodidata, foi impulsionado a aprender Teclado, Canto e Violão, antes de tudo sozinho desde seus primeiros contatos mais profundo na construção e produção musical.

Cleyton Gonçalves estudou Canto na USP, Cidade Universitária e na Estação Ciências, através de seu Coral tradicional em São Paulo. Com isso, teve contato com formações com diversos professores, como Antonieta Bastos, Baldur Liesenberg, Carmina Juarez e o próprio Regente Mauro Aucilino. Além da Técnica Vocal, através do CoralUSP, também estudou; Piano, Regência, Percepção Musical e Teatro. Neste mesmo período teve a honra de concluir o curso de Musicalização Infantil com Márcia Visconti. Tendo a honra de ser regido pelo grande maestro Benito Juarez.

Ministrou os cursos de canto, percepção musical e regências em várias outras escolas de música do Alto Tietê, como; Sons e Tons/Suzano; FAMA/Mogi; IBMS/Suzano; Talentu´s/Ferraz de Vasconcelos; Yaweh/Poá; Blue Note/Poá e anos mais tarde na FAMA de Suzano. Inclusive em 2006 teve seu primeiro contato ministrando oficinas de Musicalização para crianças em Instituições do Terceiro Setor, na Escola Educare de Educação Infantil, inclusive no Céu Jambeiro e demais espaços. Foi quando idealizou uma proposta de ensino musical, que se tornaria o que é o Programa Aculturação.

Cleyton Gonçalves colaborou com a preparação vocal do Coral Municipal da Cidade de Poá/SP por mais de 04 anos.

Foi professor de música no Serviço Social Batuíra Poá/SP por quase 5 Anos.

Ministrou Oficinas de Musicalização no Centro de Recreação Infantil Moranguinho.

Como regente, por três vezes, orgulhosamente teve seu coro infantil selecionado entre vários corais infantis e jovens do Brasil para O Festival Nacional de Coros Infantis e jovens(Gran Finale) nas edições de 2014, 2017 e 2021. Participou de Workshops com os regentes de renome internacional, como; Maestro Henry Leck da Butler University/Indianápolis/EUA, amplamente conhecido como especialista em técnicas de coro e a voz da criança, seguidor e estudioso de Dalcroze e seus conceitos sobre a mudança da voz de menino e também com Maestrina Ruth E. Dwyer(Indianápolis/EUA), reconhecida internacionalmente como especialista em coro infantil sob influência do educador musical Zoltán Kodály.

Concluiu a Graduação em Música, onde, entre outras matérias fundamentais, estudou; Flauta-Doce, Violão, Canto Coral, Percussão Instrumental, Percussão Corporal com Maurício Maas do Barbatuques, Percepção Musical, Harmonia, Arranjo e Produção Musical. Também concluiu os cursos de extensão em “Artes visuais e Música.” Também conclui a Especialização em Musicoterapia.

Autor do álbum “A Semeadura” com 11 composições de sua autoria.

É autor e um dos produtores dos vários álbuns e projetos musicais do Programa Aculturação, entre eles; Musicalize “A Casa Musical” e “Humanos Iguais”.

Você verá tudo isso nas propostas culturais, educacionais, sociais, de comunicação e tudo o mais que estiver relacionado à Cleyton Gonçalves, Brilharte Transformam e Ação Luzir – Instituição Missionária Sociocultural Cristã.

VEJA O PORTFÓLIO MUSICAL DE CLEYTON GONÇALVES

O ÁLBUM A SEMEADURA ESTÁ EM TODAS AS PLATAFORMAS DIGITAIS

CLIQUE ABAIXO PRA OUVIR NAS PRINCIPAIS

A música transforma.

Todas as composições de Cleyton Gonçalves são compartilhadas com os projetos da Ação Luzir, Brilharte Transformam e seu Programa Aculturação.

Pra saber mais sobre a Brilharte Transformam e a Ação Luzir clique nos ícones abaixo.

BRILHARTE TRANSFORMAM

AÇÃO LUZIR

Conheça mais sobre Cleyton Gonçalves, suas experiências e formações, inclusive seus projetos explorando seu site ao máximo e acessando suas redes sociais através dos links disponíveis.

É muito bom ter você aqui!